1. Acesse
o site do Comitê Gestor da Internet no Brasil - www.cgi.br - e procure os dados
da pesquisa TIC Domicílios 2011. Com base em dados desta pesquisa, elabore uma
redação dissertativa sobre o “Crescimento do uso da Internet no Brasil”.
O crescimento da Internet no Brasil
Uma nova cultura está surgindo no Brasil, a
internet esse incrível fenômeno, vem se tornando cada vez mais presente no dia
a dia das pessoas. Até bem pouco tempo atrás somente a classe alta tinha poder
aquisitivo para adquirir um computador e contratar um serviço de internet.
Comprar um notebook algum tempo atrás, era para poucos, mas houve um
barateamento enorme, devido a popularização da informática, que dessa forma ela
vem tornando-se parte da vida das pessoas. A internet discada era muito cara,
contudo, com o surgimento da banda larga mais pessoas começaram a adentrar ao
mundo digital, hoje em dia nos deparamos com dispositivos smartphones com a tecnologia
3G que propiciam acesso em qualquer lugar. Já se tornou normal vermos alguém
acessando o facebook pelo seu smartphone.
Assim, nos últimos anos o crescimento da Internet no Brasil vem alcançando
resultados expressivos, com as tecnologias móveis, como celulares, notebooks e
modens 3G. Outro fator positivo é que nas regiões metropolitanas a proporção de
domicílios com acesso a internet chega a 43% com destaque ao crescimento das
conexões perenes com velocidade acima de 2 Megabytes. O número de pessoas que compram
pela internet tem crescido a cada ano tornado o e-comerce um dos nichos mais promissores do mercado. A região Centro-Oeste
foi destaque, com um aumento de 45% para 50% na proporção de usuários com
acesso a internet. Hoje os brasileiros também estão tendo mais posse de
Computadores e acesso a internet em suas casas. Porém ainda temos desigualdades
regionais, o sudeste é a região com maior proporção de domicílios com acesso a
internet, seguido da região sul, centro-oeste, norte e nordeste. A internet não está disponível a todas as
pessoas, é preciso que haja uma maior inclusão. No contexto mundial o Brasil também
está abaixo da média de países americanos e europeus em relação a proporção de
domicílios com computador tanto no que se refere à posse do equipamento, quanto
ao acesso à Internet nos domicílios e ao seu uso pelos cidadãos. Como vemos
ainda existem muitos problemas, nossas conexões de internet ainda são lentas,
as empresas ainda deixam a desejar quanto a qualidade e velocidade das
conexões, tanto para banda larga quanto para a tecnologia 3G, que neste caso é
pior ainda. Quanto a tecnologia 4G está mais distante ainda da realidade da
maioria dos brasileiros, ela está presente em poucas cidades, onde não abrange
todo o território urbano, fazendo com que voltemos ao velho problema da
infraestrutura do Brasil. O Brasil
precisa resolver estes problemas para se tornar uma grande nação, pois sem a
internet e o acesso a informação dificilmente vai conseguir, o país deve seguir
o exemplo dos grandes nações que não são apenas sociedades industriais, mas
passaram a ser sociedades da informação, onde a produção industrial migrou para
os países mais pobres, com mão de obra barata, enquanto que esses países como
Japão, Estados Unidos, Alemanha passaram a prestar serviços ligados a
tecnologia da informação.
1. Você
entendeu a diferença entre as páginas web e os sites?
Sim. Páginas web são páginas no formato html (Hypertext
Markup Language) que formata e reúne links para documentos e imagens no mesmo
computador ou em computadores remotos. O site é o conjunto desses documentos
(páginas html) no formato html.
2. Um site
que tenha no final do seu domínio a sigla .mz pertence, provavelmente, a que
país? Procure um site desse país e anote a URL.
Pertence ao país Moçambique.
1. O que é
a WWW?
WWW é a sigla de Word Wide Web que consiste em
um sistema com padrões universalmente aceito para armazenar, recuperar,
formatar e apresentar informações utilizando uma arquitetura cliente/servidor.
2. Cite os
principais serviços da Internet
• procurar, recuperar e ler, literalmente,
milhões de arquivos armazenados em
computadores ao redor do mundo;
• enviar e receber mensagens de ínumeras
pessoas, por meio de contas de
correio eletrônico;
• buscar e obter softwares: shareware (cópia
simplificada gratuita), freeware
(cópia completa gratuita) e comercial;
• participar de discussões de seu interesse,
compartilhando conteúdos, por
redes sociais;
• se comunicar com outros usuários, por meio de
redes sociais;
• procurar informações entre milhares de tópicos
armazenados em arquivos
de banco de dados de organizações, pessoas e
fontes governamentais;
• participar de listas de discussão orientadas
para uma determinada área;
• enviar e receber arquivos de dados de
programas como, por exemplo,
documentos de textos, planilhas eletrônicas e de
editoração eletrônica;
• enviar e receber arquivos de imagens e de
sons;
• definir grupos de discussões e de trabalhos,
temporários ou permanentes;
• pesquisar serviços e informações públicos e
privados;
• pesquisar catálogos de bibliotecas públicas,
universitárias e de pesquisa;
• procurar, solicitar e/ou receber artigos de
revistas ou periódicos digitais;
• pesquisar em catálogos de produtos e de
serviços e adquirir os itens via
Internet;
• comunicar-se, em tempo real, com outras
pessoas conectadas na Internet,
seja por texto, por vídeo e/ou por voz;
• definir um local (site) com informações sobre
empresas, organizações,
instituições, entre outros;
• executar testes de marketing;
• distribuir publicações eletrônicas de eventos
de diversas áreas; e
• vender produtos e serviços.
0 comentários:
Postar um comentário