quarta-feira, 3 de junho de 2015

1. Acesse o site do Comitê Gestor da Internet no Brasil - www.cgi.br - e procure os dados da pesquisa TIC Domicílios 2011. Com base em dados desta pesquisa, elabore uma redação dissertativa sobre o “Crescimento do uso da Internet no Brasil”.


O crescimento da Internet no Brasil

Uma nova cultura está surgindo no Brasil, a internet esse incrível fenômeno, vem se tornando cada vez mais presente no dia a dia das pessoas. Até bem pouco tempo atrás somente a classe alta tinha poder aquisitivo para adquirir um computador e contratar um serviço de internet. Comprar um notebook algum tempo atrás, era para poucos, mas houve um barateamento enorme, devido a popularização da informática, que dessa forma ela vem tornando-se parte da vida das pessoas. A internet discada era muito cara, contudo, com o surgimento da banda larga mais pessoas começaram a adentrar ao mundo digital, hoje em dia nos deparamos com dispositivos smartphones com a tecnologia 3G que propiciam acesso em qualquer lugar. Já se tornou normal vermos alguém acessando o facebook pelo seu smartphone.  Assim, nos últimos anos o crescimento da Internet no Brasil vem alcançando resultados expressivos, com as tecnologias móveis, como celulares, notebooks e modens 3G. Outro fator positivo é que nas regiões metropolitanas a proporção de domicílios com acesso a internet chega a 43% com destaque ao crescimento das conexões perenes com velocidade acima de 2 Megabytes. O número de pessoas que compram pela internet tem crescido a cada ano tornado o e-comerce um dos nichos mais promissores do mercado. A região Centro-Oeste foi destaque, com um aumento de 45% para 50% na proporção de usuários com acesso a internet. Hoje os brasileiros também estão tendo mais posse de Computadores e acesso a internet em suas casas. Porém ainda temos desigualdades regionais, o sudeste é a região com maior proporção de domicílios com acesso a internet, seguido da região sul, centro-oeste, norte e nordeste.  A internet não está disponível a todas as pessoas, é preciso que haja uma maior inclusão. No contexto mundial o Brasil também está abaixo da média de países americanos e europeus em relação a proporção de domicílios com computador tanto no que se refere à posse do equipamento, quanto ao acesso à Internet nos domicílios e ao seu uso pelos cidadãos. Como vemos ainda existem muitos problemas, nossas conexões de internet ainda são lentas, as empresas ainda deixam a desejar quanto a qualidade e velocidade das conexões, tanto para banda larga quanto para a tecnologia 3G, que neste caso é pior ainda. Quanto a tecnologia 4G está mais distante ainda da realidade da maioria dos brasileiros, ela está presente em poucas cidades, onde não abrange todo o território urbano, fazendo com que voltemos ao velho problema da infraestrutura do Brasil.  O Brasil precisa resolver estes problemas para se tornar uma grande nação, pois sem a internet e o acesso a informação dificilmente vai conseguir, o país deve seguir o exemplo dos grandes nações que não são apenas sociedades industriais, mas passaram a ser sociedades da informação, onde a produção industrial migrou para os países mais pobres, com mão de obra barata, enquanto que esses países como Japão, Estados Unidos, Alemanha passaram a prestar serviços ligados a tecnologia da informação.   




1. Você entendeu a diferença entre as páginas web e os sites?
Sim. Páginas web são páginas no formato html (Hypertext Markup Language) que formata e reúne links para documentos e imagens no mesmo computador ou em computadores remotos. O site é o conjunto desses documentos (páginas html) no formato html.


2. Um site que tenha no final do seu domínio a sigla .mz pertence, provavelmente, a que país? Procure um site desse país e anote a URL.
Pertence ao país Moçambique.

1. O que é a WWW?
WWW é a sigla de Word Wide Web que consiste em um sistema com padrões universalmente aceito para armazenar, recuperar, formatar e apresentar informações utilizando uma arquitetura cliente/servidor.

2. Cite os principais serviços da Internet
• procurar, recuperar e ler, literalmente, milhões de arquivos armazenados em
computadores ao redor do mundo;
• enviar e receber mensagens de ínumeras pessoas, por meio de contas de
correio eletrônico;
• buscar e obter softwares: shareware (cópia simplificada gratuita), freeware
(cópia completa gratuita) e comercial;
• participar de discussões de seu interesse, compartilhando conteúdos, por
redes sociais;
• se comunicar com outros usuários, por meio de redes sociais;
• procurar informações entre milhares de tópicos armazenados em arquivos
de banco de dados de organizações, pessoas e fontes governamentais;
• participar de listas de discussão orientadas para uma determinada área;
• enviar e receber arquivos de dados de programas como, por exemplo,
documentos de textos, planilhas eletrônicas e de editoração eletrônica;
• enviar e receber arquivos de imagens e de sons;
• definir grupos de discussões e de trabalhos, temporários ou permanentes;
• pesquisar serviços e informações públicos e privados;
• pesquisar catálogos de bibliotecas públicas, universitárias e de pesquisa;
• procurar, solicitar e/ou receber artigos de revistas ou periódicos digitais;
• pesquisar em catálogos de produtos e de serviços e adquirir os itens via
Internet;
• comunicar-se, em tempo real, com outras pessoas conectadas na Internet,
seja por texto, por vídeo e/ou por voz;
• definir um local (site) com informações sobre empresas, organizações,
instituições, entre outros;
• executar testes de marketing;
• distribuir publicações eletrônicas de eventos de diversas áreas; e

• vender produtos e serviços. 

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