Esta publicação é um produto decorrente de um processo de pesquisa no Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da PUC-Minas, cujo objetivo mais amplo é explorar as formas de contribuições do programa SuperLogo para o ensino de geometria. Sendo o programa SuperLogo gratuito e de fácil acesso, julgou-se oportuno extrair do material da pesquisa o presente trabalho, que utiliza metodologia apropriada para facilitar a entrada e os primeiros passos dos que se propõem a ensinar ou estudar geometria com o auxílio do computador. Através deste texto, aprende-se a manipular, inicialmente, cada comando básico. Em momento posterior, algumas noções de programação são apresentadas. A facilidade com que se programa e as diferentes construções lógicas que podem ser feitas levam sempre ao mesmo resultado e incentivam a criatividade do usuário. Um bom número de atividades geométricas está disponível no presente trabalho. Foram especialmente preparadas dentro de uma linha metodológica definida e testadas durante o processo de pesquisa. Após o contato com estas atividades, muitas outras podem ser preparadas pelo próprio usuário que tenha interesse docente. Espera-se que este material didático seja útil aos que ensinam e mais ainda aos que aprendem.
Marcelo Souza Motta
Dimas Felipe de Miranda
0 comentários:
Postar um comentário