1.
Descreva, criticamente, as fases de implantação de um projeto de informática
educativa (30 pontos).
De acordo com Tajra (2007) as fazes para
implantação são: Diagnóstico tecnológico da escola, do professor e do aluno;
plano de ação; capacitação dos docentes; conhecimento e pesquisa de softwares;
elaboração do projeto pedagógico com o uso da informática educativa;
implantação e avaliação do projeto e replanejamento.
O diagnóstico
tecnológico é a parte onde é feito um levantamento sobre o atual estágio de
professores e alunos em relação aos conhecimentos tecnológicos. É uma parte
importante para que qualquer projeto tenha resultados positivos é preciso ter
informações sobre o ambiente.
Plano de
ação
é a parte posterior ao levantamento de diagnóstico tecnológico da escola, com
base nestes dados é elaborado um plano de ação, onde é definido as primeiras
atividades, os responsáveis por elas, o prazo e o custo para o desenvolvimento
do plano. Parte também essencial, pois, senão existe um plano ação, corremos o
risco de ficarmos perdidos em relação a sequência lógica de ações são
necessárias para o sucesso do projeto.
Capacitação
de professores
é a fase onde o professor deve aprender e aplicar uma serie de conceitos
essenciais para o sucesso do projeto, o professor deverá ter conceitos de
informática, conceitos pedagógicos, executar o gerenciamento de recursos
tecnológicos versus recursos físicos, mediar a interação com o novo aluno que
tem um papel mais ativo no processo de aprendizagem, e revisão das teorias de
aprendizagem, didática, projetos multi, inter e transdisciplinares. Creio que o livro apresenta um valor estimado exagerado
para investimento em capacitação, pois, é estimado um valor de 2/3 do
orçamento. Creio que a capacitação é importante, mas o investimento maior deve
ser em equipamentos e infraestrutura. Um professor pode fazer o treinamento e
repassar o conhecimento para os outros.
Conhecimento
e pesquisa de softwares é a fase onde são
escolhidos os softwares em consonância com a modalidade de utilização da
tecnologia escolhida pela escola de acordo com o perfil do professor envolvido.
Está fase é importante para que o professor conheça e escolha o software do
mercado atual que melhor se adapte as suas necessidades.
Elaboração
do projeto pedagógico com o uso da informática educativa é a fase onde os educadores
devem definir qual a linha mestra da informática na educação, que pode ser de
três maneiras diferentes: informática como fim; informática como meio para as
disciplinas existentes ou a informática como ferramenta pedagógica para os
projetos educacionais. Fase muito importante para definir a o objetivo do uso
da informática.
Implantação
e avaliação do projeto e replanejamento é a fase onde as atividades planejadas são
executadas, quando os professores vivenciarão o ambiente escolar da informática
educativa e os desafios advindos desta abordagem pedagógica. A avaliação é o
momento onde todos os envolvidos no processo estarão avaliando os resultados
das aplicações previamente definidas para a área de informática educativa e sugerindo
melhorias com base nas suas experiências adquiridas no processo. Por fim temos
o replanejamento quando a equipe deve produzir novas ações visando promover uma
melhoria contínua no processo de utilização do computador como ferramenta
pedagógica. Também uma fase de suma importância onde serão apontados os erros e
as falhas, baseados neste feedback poderemos melhorar o projeto com as
experiências adquiridas na prática.
2.
Descreva os principais aspectos da formação de professores quanto à utilização
dos computadores como recurso pedagógico (30 pontos).
Os principais aspectos da formação de
professores no tocante a formação dos professores quanto a utilização dos
computadores deverá envolver aplicação pelo professor de uma série de vivências
e conceitos: conhecimentos de informática; conhecimento pedagógico; integração
de tecnologia com as propostas pedagógicas; gerenciamento da relação recursos
tecnológicos versus recursos físicos disponíveis em sala de aula; interação com
o aluno desta nova era da informação, que passa a incorporar e assumir uma
atitude mais ativa no processo; o professor deve revisão das teorias de
aprendizagem, didática, projetos multi, inter e transdisciplinares.
3.
Pesquise e explique o uso do computador como meio e como fim no contexto
educacional. Descreva 2 exemplos para cada modalidade (40 pontos).
O computador como meio é quando a informática
tem um enfoque de apoio disciplinar no processo de educação auxiliando o
aprendizado de disciplinas do currículo escolar. Exemplo utilizar Excel para
ensinar porcentagem ou estatística, matérias da disciplina de matemática ou
atlas eletrônico para ensinar geografia aos alunos.
O uso do computador como fim é quando a
informática é usada para aprendizado da própria informática, com o intuito de
passar conhecimentos de informática que serão importantes para os alunos no
mercado de trabalho, assim o aluno estuda aplicativos e o sistema
operacional. Como exemplo podemos citar
o aprendizado da utilização de editores de textos e planilhas eletrônicas, sem
conexão com disciplinas estudas, mas voltados a aprendizagem de informática
para o mercado de trabalho com um enfoque técnico.
(h)
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