1. A
partir de uma reflexão ampla do significado do termo tecnologia, descreva o
termo conforme seu entendimento.
Tecnologia é capacidade do ser humano em
modificar a natureza para extrair dela ferramentas que de modo geral possam
facilitar a vida das pessoas ou de alguma maneira ter um significado, um
exemplo de tecnologia é a descoberta do fogo que nos primórdios da civilização
ajudou nossos ancestrais a cozinhar alimentos, se aquecer, preparar áreas para
plantio, moldar metais. A tecnologia
também pode trazer problemas para a humanidade, como o uso de robôs que
acarreta desemprego ou o desenvolvimento de armas de destruição em massa. Apesar de muitas pessoas pensarem que a
tecnologia se resume a computadores, smartphones
e máquinas, em um sentido amplo podemos considerar qualquer ferramenta
desenvolvida pelo homem como uma tecnologia, desde um simples arco e flecha até
uma satélite espacial.
2.
Pesquise em um ambiente escolar quais são os instrumentos tecnológicos
disponíveis atualmente e quais os impactos que eles causam no processo de
ensino-aprendizagem. Para realizar a pesquisa elabore um questionário com
questões a serem levantadas e entreviste o gestor ou coordenador da escola.
Resposta:
Pesquisei no Campus Universitário de
Alto Araguaia e pude enumerar os seguintes instrumentos tecnológicos
disponíveis atualmente, computadores, datashows,
televisores, DVDs player, DVDs, CDs,
caixas de som, microfones, câmeras fotográficas, filmadoras profissionais,
computadores pessoais, notebooks, pude constatar que todos estes recursos são
auxiliares ao professor no prática educativa. Além disso, as novas gerações nao
tem muita resitência para lidar com estes recursos pois ja nasceram na chamada
era da informação, onde as redes sociais, smartphones, pen drives, telas touch
screen fazem parte do cotidiano.
Pesquisa
realizada com o Diretor da Faculdade Letras, Ciências Sociais e Tecnológicas –
FALECT da UNEMAT do Campus Universitário de Alto Araguaia, o Prof. Dr. Danilo
Persch.
1. Quais os principais instrumentos
tecnológicos requeridos por docentes como auxiliares no processo de ensino e
aprendizagem?
Persch – Olha, pelo nosso controle interno de equipamentos dos três Cursos da
nossa Faculdade, os instrumentos que os professores mais tem requisitado
ultimamente (2013) são os data shows.
2. Em sua opinião quais instrumentos
tecnológicos podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem? Por quê?
Persch – A princípio, em minha opinião, qualquer instrumento poderá ser um
aliado do docente em sua prática educacional, inclusive o giz e quadro. Mas
percebo que ainda há muita dificuldade por parte de muitos professores no
quesito manuseio de determinados equipamentos (a exemplo do próprio Datashow).
Ou seja, o instrumento tecnológico, às vezes, ao invés de significar um auxílio
para o professor, pode até mesmo representar um empecilho.
3. Quais recursos tecnológicos são
requeridos pelos discentes como auxiliares no processo de ensino-aprendizagem?
Persch – Os discentes normalmente têm acompanhado os professores nessas
requisições. Mas além de Datashows, estes têm requerido bem constantemente as
caixas de som, filmadoras e microfones. Talvez, seja porque temos em nosso
Campus o Curso de “Comunicação Social”.
4. Em sua opinião os profissionais
da educação do campus estão aderindo às novas tecnologias no processo
ensino-aprendizagem ou ainda existe uma resistência neste tipo de adesão?
Persch – O que percebo é o fato de que a maioria dos docentes já tem feito sua
adesão a essa tendência, que, em minha opinião, veio pra ficar. Penso que é
praticamente impossível, hoje em dia, pensar numa proposta educacional que
esteja alheia ou alijada disso. Resistência há pouca. Mas há reclamações
constantes da falta de equipamentos. Bom seria se todas as salas de aula fossem
organizadas tendo pelo menos algumas novas tecnologias em definitivo. Essa
ainda não é uma realidade nossa por enquanto.
5. Em sua opinião a aderência dos
professores a instrumentos tecnológicos melhorou ou piorou o processo de
ensino-aprendizagem?
Persch – Sem dúvida o processo ensino-aprendizagem melhorou. Mas repito o que já
tenho salientado em questão anterior. O
uso pelo uso faz pouca diferença. Devemos, isso sim, nos capacitar de forma
constante para também acompanhar a evolução das novas tecnologias. Somente
dessa forma, penso eu, podemos fazer um uso mais adequado das mesmas e assim
obtermos resultados mais satisfatórios em nossas práticas educativas.
3.
Pesquise um caso (projeto) da utilização positiva ou negativa do uso da
Informática em um Ambiente Educacional.
No
campus Universitário de Alto Araguaia foi criado um projeto que está atualmente
em funcionamento. O subprojeto Pibid-Computação que tem como objetivo,
contribuir para a utilização do sistema operacional Linux Educacional (LE) e
seus principais recursos. Estimulando os aprendizes a aplicar os conteúdos
vistos em sala de aula no Laboratório de Informática Educativa de duas escolas públicas
da cidade de Alto Araguaia - MT, sendo elas: Escola Estadual Maria Auxiliadora;
e Escola Municipal Adalcy da Conceição Rodrigues. São atendidos cerca de 80 alunos. O projeto teve início em agosto de
2012, os acadêmicos do curso de Licenciatura em computação da UNEMAT, atendem a
alunos nas escolas e esporadicamente os alunos vem até a faculdade para
assistir aulas. Neste projeto é utilizado o sistema Opercaional Linux
Educacional 4.0, e os aplicativos LivreOffice
(Write, Calc e Impress), TuxMath,
TuxPaint entre outros. O coordenador do projeto o prof. Sergio Santos Silva
Filho ressalta que muitas alunos que antes achavam que o Linux era um bicho de
sete cabeças, hoje já conhecem os aplicativos e sabem como usá-los. Os próprios
acadêmicos da UNEMAT têm melhorado o seu conhecimento. O projeto tem ajudado a
na alfabetização digital e na inclusão digital também. Outra informações podem
ser encontradas no site http://pibidcomputacaoaia.wordpress.com/
0 comentários:
Postar um comentário