segunda-feira, 8 de junho de 2015

1. A partir de uma reflexão ampla do significado do termo tecnologia, descreva o termo conforme seu entendimento.
Tecnologia é capacidade do ser humano em modificar a natureza para extrair dela ferramentas que de modo geral possam facilitar a vida das pessoas ou de alguma maneira ter um significado, um exemplo de tecnologia é a descoberta do fogo que nos primórdios da civilização ajudou nossos ancestrais a cozinhar alimentos, se aquecer, preparar áreas para plantio, moldar metais.  A tecnologia também pode trazer problemas para a humanidade, como o uso de robôs que acarreta desemprego ou o desenvolvimento de armas de destruição em massa.  Apesar de muitas pessoas pensarem que a tecnologia se resume a computadores, smartphones e máquinas, em um sentido amplo podemos considerar qualquer ferramenta desenvolvida pelo homem como uma tecnologia, desde um simples arco e flecha até uma satélite espacial.


2. Pesquise em um ambiente escolar quais são os instrumentos tecnológicos disponíveis atualmente e quais os impactos que eles causam no processo de ensino-aprendizagem. Para realizar a pesquisa elabore um questionário com questões a serem levantadas e entreviste o gestor ou coordenador da escola.

Resposta:
Pesquisei no Campus Universitário de Alto Araguaia e pude enumerar os seguintes instrumentos tecnológicos disponíveis atualmente, computadores, datashows, televisores, DVDs player, DVDs, CDs, caixas de som, microfones, câmeras fotográficas, filmadoras profissionais, computadores pessoais, notebooks, pude constatar que todos estes recursos são auxiliares ao professor no prática educativa. Além disso, as novas gerações nao tem muita resitência para lidar com estes recursos pois ja nasceram na chamada era da informação, onde as redes sociais, smartphones, pen drives, telas touch screen fazem parte do cotidiano.


Pesquisa realizada com o Diretor da Faculdade Letras, Ciências Sociais e Tecnológicas – FALECT da UNEMAT do Campus Universitário de Alto Araguaia, o Prof. Dr. Danilo Persch.

1. Quais os principais instrumentos tecnológicos requeridos por docentes como auxiliares no processo de ensino e aprendizagem?
Persch – Olha, pelo nosso controle interno de equipamentos dos três Cursos da nossa Faculdade, os instrumentos que os professores mais tem requisitado ultimamente (2013) são os data shows.


2. Em sua opinião quais instrumentos tecnológicos podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem? Por quê?
Persch – A princípio, em minha opinião, qualquer instrumento poderá ser um aliado do docente em sua prática educacional, inclusive o giz e quadro. Mas percebo que ainda há muita dificuldade por parte de muitos professores no quesito manuseio de determinados equipamentos (a exemplo do próprio Datashow). Ou seja, o instrumento tecnológico, às vezes, ao invés de significar um auxílio para o professor, pode até mesmo representar um empecilho.



3. Quais recursos tecnológicos são requeridos pelos discentes como auxiliares no processo de ensino-aprendizagem?
Persch – Os discentes normalmente têm acompanhado os professores nessas requisições. Mas além de Datashows, estes têm requerido bem constantemente as caixas de som, filmadoras e microfones. Talvez, seja porque temos em nosso Campus o Curso de “Comunicação Social”.



4. Em sua opinião os profissionais da educação do campus estão aderindo às novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem ou ainda existe uma resistência neste tipo de adesão?
Persch – O que percebo é o fato de que a maioria dos docentes já tem feito sua adesão a essa tendência, que, em minha opinião, veio pra ficar. Penso que é praticamente impossível, hoje em dia, pensar numa proposta educacional que esteja alheia ou alijada disso. Resistência há pouca. Mas há reclamações constantes da falta de equipamentos. Bom seria se todas as salas de aula fossem organizadas tendo pelo menos algumas novas tecnologias em definitivo. Essa ainda não é uma realidade nossa por enquanto.



5. Em sua opinião a aderência dos professores a instrumentos tecnológicos melhorou ou piorou o processo de ensino-aprendizagem?
Persch – Sem dúvida o processo ensino-aprendizagem melhorou. Mas repito o que já tenho salientado em questão anterior.  O uso pelo uso faz pouca diferença. Devemos, isso sim, nos capacitar de forma constante para também acompanhar a evolução das novas tecnologias. Somente dessa forma, penso eu, podemos fazer um uso mais adequado das mesmas e assim obtermos resultados mais satisfatórios em nossas práticas educativas.



3. Pesquise um caso (projeto) da utilização positiva ou negativa do uso da Informática em um Ambiente Educacional.

No campus Universitário de Alto Araguaia foi criado um projeto que está atualmente em funcionamento. O subprojeto Pibid-Computação que tem como objetivo, contribuir para a utilização do sistema operacional Linux Educacional (LE) e seus principais recursos. Estimulando os aprendizes a aplicar os conteúdos vistos em sala de aula no Laboratório de Informática Educativa de duas escolas públicas da cidade de Alto Araguaia - MT, sendo elas: Escola Estadual Maria Auxiliadora; e Escola Municipal Adalcy da Conceição Rodrigues. São atendidos cerca de  80 alunos. O projeto teve início em agosto de 2012, os acadêmicos do curso de Licenciatura em computação da UNEMAT, atendem a alunos nas escolas e esporadicamente os alunos vem até a faculdade para assistir aulas. Neste projeto é utilizado o sistema Opercaional Linux Educacional 4.0, e os aplicativos LivreOffice (Write, Calc e Impress), TuxMath, TuxPaint entre outros. O coordenador do projeto o prof. Sergio Santos Silva Filho ressalta que muitas alunos que antes achavam que o Linux era um bicho de sete cabeças, hoje já conhecem os aplicativos e sabem como usá-los. Os próprios acadêmicos da UNEMAT têm melhorado o seu conhecimento. O projeto tem ajudado a na alfabetização digital e na inclusão digital também. Outra informações podem ser encontradas no site http://pibidcomputacaoaia.wordpress.com/

 


0 comentários:

Postar um comentário