segunda-feira, 8 de junho de 2015

1. Descreva, criticamente, as fases de implantação de um projeto de informática educativa (30 pontos).
De acordo com Tajra (2007) as fazes para implantação são: Diagnóstico tecnológico da escola, do professor e do aluno; plano de ação; capacitação dos docentes; conhecimento e pesquisa de softwares; elaboração do projeto pedagógico com o uso da informática educativa; implantação e avaliação do projeto e replanejamento.
O diagnóstico tecnológico é a parte onde é feito um levantamento sobre o atual estágio de professores e alunos em relação aos conhecimentos tecnológicos. É uma parte importante para que qualquer projeto tenha resultados positivos é preciso ter informações sobre o ambiente.
Plano de ação é a parte posterior ao levantamento de diagnóstico tecnológico da escola, com base nestes dados é elaborado um plano de ação, onde é definido as primeiras atividades, os responsáveis por elas, o prazo e o custo para o desenvolvimento do plano. Parte também essencial, pois, senão existe um plano ação, corremos o risco de ficarmos perdidos em relação a sequência lógica de ações são necessárias para o sucesso do projeto.
Capacitação de professores é a fase onde o professor deve aprender e aplicar uma serie de conceitos essenciais para o sucesso do projeto, o professor deverá ter conceitos de informática, conceitos pedagógicos, executar o gerenciamento de recursos tecnológicos versus recursos físicos, mediar a interação com o novo aluno que tem um papel mais ativo no processo de aprendizagem, e revisão das teorias de aprendizagem, didática, projetos multi, inter e transdisciplinares.  Creio que o livro apresenta um valor estimado exagerado para investimento em capacitação, pois, é estimado um valor de 2/3 do orçamento. Creio que a capacitação é importante, mas o investimento maior deve ser em equipamentos e infraestrutura. Um professor pode fazer o treinamento e repassar o conhecimento para os outros.
Conhecimento e pesquisa de softwares é a fase onde são escolhidos os softwares em consonância com a modalidade de utilização da tecnologia escolhida pela escola de acordo com o perfil do professor envolvido. Está fase é importante para que o professor conheça e escolha o software do mercado atual que melhor se adapte as suas necessidades.
Elaboração do projeto pedagógico com o uso da informática educativa é a fase onde os educadores devem definir qual a linha mestra da informática na educação, que pode ser de três maneiras diferentes: informática como fim; informática como meio para as disciplinas existentes ou a informática como ferramenta pedagógica para os projetos educacionais. Fase muito importante para definir a o objetivo do uso da informática.
Implantação e avaliação do projeto e replanejamento é a fase onde as atividades planejadas são executadas, quando os professores vivenciarão o ambiente escolar da informática educativa e os desafios advindos desta abordagem pedagógica. A avaliação é o momento onde todos os envolvidos no processo estarão avaliando os resultados das aplicações previamente definidas para a área de informática educativa e sugerindo melhorias com base nas suas experiências adquiridas no processo. Por fim temos o replanejamento quando a equipe deve produzir novas ações visando promover uma melhoria contínua no processo de utilização do computador como ferramenta pedagógica. Também uma fase de suma importância onde serão apontados os erros e as falhas, baseados neste feedback poderemos melhorar o projeto com as experiências adquiridas na prática.


2. Descreva os principais aspectos da formação de professores quanto à utilização dos computadores como recurso pedagógico (30 pontos).
Os principais aspectos da formação de professores no tocante a formação dos professores quanto a utilização dos computadores deverá envolver aplicação pelo professor de uma série de vivências e conceitos: conhecimentos de informática; conhecimento pedagógico; integração de tecnologia com as propostas pedagógicas; gerenciamento da relação recursos tecnológicos versus recursos físicos disponíveis em sala de aula; interação com o aluno desta nova era da informação, que passa a incorporar e assumir uma atitude mais ativa no processo; o professor deve revisão das teorias de aprendizagem, didática, projetos multi, inter e transdisciplinares.


3. Pesquise e explique o uso do computador como meio e como fim no contexto educacional. Descreva 2 exemplos para cada modalidade (40 pontos).
O computador como meio é quando a informática tem um enfoque de apoio disciplinar no processo de educação auxiliando o aprendizado de disciplinas do currículo escolar. Exemplo utilizar Excel para ensinar porcentagem ou estatística, matérias da disciplina de matemática ou atlas eletrônico para ensinar geografia aos alunos.
O uso do computador como fim é quando a informática é usada para aprendizado da própria informática, com o intuito de passar conhecimentos de informática que serão importantes para os alunos no mercado de trabalho, assim o aluno estuda aplicativos e o sistema operacional.  Como exemplo podemos citar o aprendizado da utilização de editores de textos e planilhas eletrônicas, sem conexão com disciplinas estudas, mas voltados a aprendizagem de informática para o mercado de trabalho com um enfoque técnico.




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